Rogério Colaço
É um Professor Catedrático e um investigador português, nascido em Soure, em Junho de 1968.
Licenciou-se em engenharia de Materiais no Instituto Superior Técnico em 1991. Doutorou-se em 2002, altura em que iniciou a sua carreira como professor, tendo sido nomeado Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica em 2014. No seu percurso académico lecionou em diversas áreas, nomeadamente em tribologia, engenharia de materiais e materiais nano-estruturados e nanotecnologias. Foi o pioneiro da investigação em nanotribologia em Portugal na década 2000-2010, tendo estabelecido então várias colaborações com investigadores de instituições internacionais, nomeadamente do Argonne National Laboratory, nos EUA, e da EPFL e da Universidade de Basel, na Suiça.
Em 2007 fundou o laboratório Nanolab e, desde então, o seu trabalho de investigação do seu grupo passou a abranger a biotribologia e os biomateriais. Em 2012, deu início a uma nova linha de investigação, com o objetivo de descobrir formas de reduzir as emissões de CO2 na produção de cimento. Deste trabalho resultaram diversos artigos e a fundação da plataforma C5Lab – Sustainable Construction Materials Association, que procura combater as alterações climáticas inovando os processos utilizados pela indústria do cimento nacional e internacional e com o qual o NanoMatLab colabora.
É autor de mais de uma centena de artigos científicos e capítulos de livros, objeto de vários milhares de citações a nível internacional.
Entre 2000 e o presente exerceu diversos cargos de gestão universitária e, a 2 de dezembro de 2019, foi eleito presidente do Instituto Superior Técnico, cargo que atualmente desempenha a tempo integral e dedicação exclusiva.