Robert Palmer
É consultor independente que trabalha internacionalmente num vasto espectro de projetos culturais nas áreas de política cultural e estratégia, herança cultural, festivais e eventos, economia criativa, direitos culturais e o desenvolvimento cultural das cidades. Foi Diretor da Cultura e Herança Nacional e Cultural do Conselho Europeu, sediado em Estrasburgo, França, entre 2006 e 2013.
Anteriormente à sua integração no Conselho Europeu, Robert Palmer trabalhou no setor cultural por mais de 30 anos. O seu trabalho consistia em consultoria para cidades e regiões no âmbito do desenvolvimento cultural e regeneração, turismo cultural, festivais e políticas culturais. É conselheiro da UNESCO, da Comissão Europeia, Agenda 21 para a Cultura (UCLG), o Conselho Britânico e variados Institutos Culturais Europeus e Redes Culturais em assuntos da cultura. Foi Diretor da Scottish Arts Coucil e Diretor da Cultura da Cidade de Glasgow, e foi também Diretor de Teatro.
Robert Palmer desempenhou ainda o cargo de Diretor de duas Capitais Europeias da Cultura (Glasgow e Bruxelas), publicou um relatório sobre (The Palmer Report) para a Comissão Europeia avaliando 40 Capitais Europeias da Cultura (disponível no website da Comissão Europeia), foi Presidente do Júri Europeu que seleciona e avalia as candidaturas para Capital Europeia da Cultura e já foi consultor de várias candidaturas que receberam o título. Já esteve diretamente ligado a 15 EcoCs em 12 países. É autor do livro “Eventful Cities: Cultural Management and Urban Regeneration” e um vasto número de artigos e publicações. É professor convidado na área de Políticas Culturais em diferentes universidades e é Professor Honorário na Queen Margaret University in Edinburgh, onde reside actualmente.