Porquê?

Porquê?

Porquê Oeiras escolheu a cultura como catalisador do seu novo ciclo de desenvolvimento.

Quem somos

consultor  estratégico

Robert Palmer

Consultores

Publicador de Conteúdo


estrutura de missão

Publicador de Conteúdo


eixos ESTRATÉGICOS

Publicador de Conteúdo


suporte organizacional

Publicador de Conteúdo


O que é a CEC?

O que é a CEC?

​​​​​​​O que é o programa Capital Europeia da Cultura?

A iniciativa Capital Europeia da Cultura (CEC), dependente de uma decisão do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu, foi criada em 1985 e o título já foi atribuído a 62 cidades da União Europeia. Ao longo dos anos, como é demonstrado pelos números reunidos pela Comissão Europeia (https://ec.europa.eu/programmes/creative-europe/sites/creative-europe/files/ecoc-fact-sheet.pdf ) esta iniciativa tem promovido de forma única o relevo das cidades recipientes do título, valorizando a sua sociedade, economia e cultura, atraindo visitantes nacionais e internacionais, multiplicando valores de investimento, criando dinâmicas novas e posicionando as cidades de forma competitiva no contexto europeu. 

Durante um ano, as cidades detentoras do título, ganham uma visibilidade extraordinária, associada a prestígio, no quadro nacional e internacional.

São objetivos gerais deste programa da Comissão Europeia: proteger e promover a diversidade de culturas na Europa; destacar os aspectos comuns que estas compartilham: aumentar o sentimento de pertença dos cidadãos a um espaço cultural comum e promover a contribuição da cultura para o desenvolvimento de cidades a longo prazo. Para a cidade escolhida, pretende a Comissão Europeia que o projeto contribua para o aumento da sua dimensão europeia; para o aumento da participação cultural e o fortalecimento do sector cultural e a sua ligação aos outros sectores de atividade; para aumentar o perfil internacional da cidade através da dimensão cultural, assim como para reforçar as dinâmicas de participação cidadã.

 

São considerados, pela Comissão Europeia, objetivos para a cidade escolhida:
- aumento da sua dimensão europeia;
- aumento da participação cultural;
- fortalecimento do sector cultural e a sua ligação aos outros sectores de atividade;
- aumento do perfil internacional da cidade através da dimensão cultural;
- reforço das dinâmicas de participação cidadã;

 

Para efeito de seleção da cidade à qual será atribuído o título de Capital Europeia da Cultura, a candidatura será submetida a seis critérios de avaliação:

1. Contributo para uma estratégia de longo prazo para o desenvolvimento da cidade; 

2. Dimensão europeia do programa;

3. Qualidade do conteúdo cultural e artístico; 

4. Demonstração de um forte suporte local, regional e nacional, assim como de capacidade de infraestrutura organizativa; 

5. Demonstração do envolvimento e participação da população no projeto, nomeadamente, dos mais desfavorecidos, assim como das ligações com a componente educativa e acesso dos públicos; 

6.Demonstração do modelo de gestão, nomeadamente, financiamento, estrutura 

Há já um conjunto de municípios portugueses que anunciaram o seu interesse de se candidatarem ao título de Capital Europeia da Cultura 2027. Em 2022, deve saber-se qual o município escolhido.

Como foi dito, Oeiras, independentemente dessa escolha, propõe-se concretizar os objetivos que se enunciam para 2027.