Nicolau Santos
Jornalista, presidente do Conselho de Administração da Lusa – Agência de Notícias de Portugal, desde 21 de Março de 2018.
Foi director do Semanário Económico, Diário Económico e Público. Subdirector e director adjunto do Expresso. Co-apresentador do programa Expresso da Meia-Noite da SIC Notícias e responsável por programas televisivos na RTP. Passou ainda pelo Jornal de Notícias e ANOP. Colaborou com O Jornal, Independente, TSF, e Exame.
Atualmente é comentador para assuntos económicos da RDP-Antena 1 e da RTP e colunista dos Cadernos de Economia.
Livros publicados
«Portugal vale a pena», Setembro de 2010, prefácio de Pedro Santos Guerreiro, Edição Caleidoscópio
Quatro livros de poesia a meias com António Costa Silva: «Jacarandá e Mulemba», 2008, Guimarães Editores; «Aroma de Pitangas num País que Não Existe», 2011, Arcádia; «Fotografias Lentas do Diabo na Cama», 2013, Arcádia; «No Interior da Pele a Geografia dos Poemas», 2018, edição dos autores.
Autor de «Discurso do Vendedor de Especiarias», poesia, edição do autor, 2018
Organizador do livro «Pensar o Futuro: Portugal e o Mundo depois do Covid-19», Porto Editora, 2020
Moderador do livro «Deus e o Mercado, um diálogo provocador sobre religião e economia entre o padre Vítor Melícias e o Prof. João César das Neves», Dom Quixote, 2020
Distinções
Condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique (grau de comendador) pelo Presidente da República, Jorge Sampaio, a 2 de Março de 2006; Medalha de Prata da Associação Industrial Portuguesa, por ocasião dos 170 anos da AIP, em 1 de Fevereiro de 2007; Sócio Honorário da Câmara de Comércio Indústria Portugal/Angola desde 19 de Fevereiro de 2008; Prémio Pró-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores pela divulgação da poesia portuguesa; Membro Honorário da Parsuk – Portuguese Association of Researchers and Students in the UK 18 de junho de 2016