Jorge Barreto Xavier_Bio
Jorge Barreto Xavier
É Comissário de Oeiras 2027, Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura da Câmara Municipal de Oeiras, Membro do Cultural Policy Designers Network, Membro do Forum do Humanismo Tecnológico (ESADE, Barcelona), Membro do Conselho de Gestão do Fundo de Solidariedade com a Cultura.
Foi Professor Auxiliar Convidado do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Investigador Associado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES).
Foi Secretário de Estado da Cultura de Portugal, na dependência direta do Primeiro-Ministro, representante do Governo de Portugal no Conselho Europeu de Ministros da Cultura, na Conferência Ibero-Americana dos Ministros da Cultura e na Conferência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa dos Ministros da Cultura. Foi adjunto da Presidente da Assembleia da República, Director–Geral das Artes do Ministério da Cultura, Administrador do Fundo de Fomento Cultural. Foi Adjunto do Ministro da Cultura do XVII Governo Constitucional, Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, com os Pelouros da Cultura, Juventude e Defesa do Consumidor, Administrador não executivo do Conselho de Administração do Instituto Português da Juventude, em representação das associações juvenis nacionais, Membro do Conselho Nacional da Educação. Fundador e Presidente da Direção do Clube Português de Artes e Ideias - CPAI, associação de utilidade pública. Diretor e Programador do "Lugar Comum" – Centro de Experimentação Artística. Fundador e Diretor da Bienal de Jovens Criadores dos Países Lusófonos -1ª edição, Cabo Verde – e 2ª edição, no quadro de Porto 2001, Capital Europeia da Cultura. Diretor da Bienal de Lisboa, 7ª edição das Bienais de Jovens Criadores da Europa e do Mediterrâneo – no quadro de Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura.
Foi consultor de diversas entidades nacionais e internacionais, nomeadamente, da Education, Audiovisual, Culture Executive Agency – EACEA; do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural – ACIDI, do International Intelligence on Culture, da Casa Pia de Lisboa, do Presidente do Conselho de Administração da Fundação das Descobertas/Centro Cultural de Belém, do Conselho Diretivo da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, de Copenhaga 96 – Capital Europeia da Cultura, da Reitoria da Universidade de Lisboa.
Ensinou, deu seminários, conferências e investigou no ISCTE-IUL, na Universidade de Aveiro, na Universidade de Coimbra, na Universidade Lusófona, na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade de Lisboa, na Universidade Católica Portuguesa. Foi Visiting Scholar do Centre for Civil Society Studies do Institute for Policy Studies da Johns Hopkins University, como Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
É Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tem o Diploma de Estudos Avançados em Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa e a pós-graduação em Gestão das Artes do Instituto Nacional de Administração. Concluíu o Programa de Doutoramento em Políticas Públicas do ISCTE-IUL (sem tese).
Tem diversos livros, capítulos de livros e artigos de livros e revistas publicados através da Comissão Europeia, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Porto Editora, Fundação Calouste Gulbenkian, ISCTE-IUL, Universidade Católica Portuguesa, Conselho Nacional da Educação, entre outros.
É membro de diversas organizações académicas e redes nacionais e internacionais na área da cultura e da educação e foi membro e dirigente de diversas delas no contexto europeu. Fundou e liderou diversas organizações associativas na área da cultura.
Recebeu diversas distinções, entre as quais a de Oficial da Ordem das Artes e Letras do Estado Francês; Académico de Honra da Academia Portuguesa de História; Medalha de Mérito da Câmara Municipal da Guarda; Distinção por serviços prestados da Câmara Municipal de Oeiras; Distinção do Município de Turim (Itália); Distinção do Município de Margão (Índia);