Guta Moura Guedes
Há mais de 20 anos que o seu trabalho se destaca internacionalmente na área da cultura, do design e da arquitectura. Concebe, dirige e comissaria diversos projectos na área do design, exercendo ainda actividade enquanto consultora e enquanto oradora em debates e conferências na área do design e do desenvolvimento estratégico, em Portugal e no estrangeiro. Escreve sobre design, cultura e comunicação para a imprensa portuguesa e estrangeira.
É Presidente da associação cultural sem fins lucrativos Experimenta, da qual foi co-fundadora, em 1998, cargo que ocupa desde 2000, sendo responsável por toda a sua actividade desde então.
É Directora Artística do programa Design Foundation for Women and Crafts, iniciativa da associação Design for Crafts e da Experimenta, com início em 2021.
Dirige a participação portuguesa no projecto MUSA, que reúne ainda Itália, França e Ucrânia, sobre a interligação entre design arquitectura, artes plásticas e música clássica, com início em 2021.
Dirige, a convite da Assimagra, a Primeira Pedra, um programa internacional experimental de pesquisa que explora o potencial da Pedra Portuguesa, focado nas suas características distintivas, propriedades e usos, que desenhou e concebeu. O programa, de 6 anos, alia a indústria ao design através de uma nova abordagem nas utilizações deste material.
Dirige, a convite da Corticeira Amorim, o projecto City Cortex by A morim, cuja autoria é sua e que incide sobre o uso da cortiça em espaço urbano e que terá lugar em Nova Iorque em 2021.
É consultora na área do design, arquitectura, cultura e desenvolvimento estratégico do projecto Terras da Comporta. É colaboradora regular do jornal Expresso, com uma coluna semanal sobre design, arquitectura e cultura contemporânea.
É “fellow-member” do Curry Stone Design Prize (EUA), membro do Advisory Board da Fondazione Bisazza em Itália, membro do Conselho Social da Faculdade de Arquitectura e Artes da universidade Lusíada de Lisboa e do Conselho Editorial da Revista Líder.
Foi co-autora da bienal experimentadesign (EXD), tendo-se dedicado à sua direcção e programação desde a sua primeira edição, em 1999 até à sua última, em 2017. A EXD afirmou-se como um palco internacional dedicado ao design partindo de uma perspectiva sociológica e cultural e baseado em Lisboa.
Foi membro do Conselho Consultivo do IADE, do Conselho Consultivo da Babel e do Conselho Consultivo do Grace e docente-colaboradora na Católica Lisbon School of Business and Economics
Foi Comissária do Ano do Design Português (2015), membro do Conselho Consultivo das Comemorações dos 40 anos do 25 de Abril e Comissária Geral da exposição que integrou a programação oficial “A Liberdade da Imagem: Design e Comunicação em Portugal 1974/1986” inaugurada no Porto a 29 de Maio de 2014.
Foi Embaixadora da Semana Global do Empreendedorismo em 2012. Foi consultora da instituição cultural parisiense, La Gaité Lyrique, que inaugurou no primeiro trimestre de 2012.
Integrou a Comissão Executiva para a Comemoração dos 200 Anos das Linhas de Torres Vedras.
Em 2010 foi consultora do Departamento de Música da Fundação Calouste Gulbenkian na área do Design de Comunicação e “talk-host” do programa de televisão “As Cidades Visíveis” no Canal Q da Meo. Dirigiu e coordenou o programa Art Algarve 2009, integrado no Allgarve 2009, a convite do Turismo de Portugal.
Foi presidente da ExperimentaDesign Amsterdam Foundation (2008/2015) criada com o propósito de produzir a edição holandesa da bienal experimentadesign, que co-dirigiu com Renny Ramarkers.
Efectuou o design estratégico e direcção artística da Make It Better, linha de design de equipamento para a empresa Movelpartes, do grupo Sonae.
Integrou o International Advisory Committee de “Torino 2008 World Design Capital”, a primeira capital mundial do design e foi curadora de uma das suas principais exposições “Flexibility - Design in a fast Changing Society”. Integrou o International Think Tank do evento escocês “Six Cities Design Festival”, cuja primeira edição aconteceu em 2007 na Escócia, por iniciativa do Governo Britânico, e o Editorial Committee do “Utrecht Manifest Design 2007”, na Holanda. Criou e foi Directora Curatorial do Prémio de Design Massimo Dutti, cuja primeira edição aconteceu em 2007, e que visou promover e distinguir o design de equipamento em Portugal. Foi uma das dez curadoras internacionais do livro da Phaidon Press sobre design contemporâneo, “& Fork”, publicado em Abril de 2007. Foi júri da primeira edição do Prix Émile Hermès, em 2007 e do mais importante prémio de design internacional, o Curry Stone Design Prize, em 2010.
Foi Directora de Comunicação, Marketing, Design e Desenvolvimento da Fundação Casa da Música entre Setembro de 2006 e Janeiro de 2008. Foi professora-adjunta na Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha em 2006, responsável por um dos módulos da disciplina de Gestão Cultural, pertencente à Licenciatura em Animação Cultural.
Foi nomeada para o cargo de Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém em Novembro de 2004 pelo Governo Português, cargo que exerceu até 30 de Outubro de 2005. Entre 2002 e 2005 integrou o Conselho de Gestão da Colecção de Design Industrial e de Moda Francisco Capelo, cujo espólio constitui, actualmente, o Museu do Design. Foi membro do Conselho Consultivo das Comemorações dos 30 anos do 25 de Abril, criado em 2004, e foi uma das promotoras do Compromisso Portugal.
Pertenceu à equipa do programa de televisão Encontro Marcado, desde Setembro de 2004 até Setembro de 2005, tendo sido responsável por efectuar mais de 40 entrevistas cujos convidados e temas passaram exclusivamente pela área da cultura contemporânea portuguesa. Foi co-autora do programa de televisão EXD Magazine, sobre design e cultura contemporânea, (2001) e co-autora do projecto de requalificação da 72a Feira do Livro de Lisboa (Lisboa, 2002).
Iniciou o seu percurso na área de design de equipamento em 1992, sendo co-fundadora do atelier Elementos Combinados. Durante alguns anos projectou, editou e comercializou diversas séries de mobiliário, criando, desde essa data até 1999, vários projectos sobre a interdisciplinaridade do design e a sua relação com outras áreas criativas, nomeadamente a música e a escrita, tendo participado em várias exposições, individuais e colectivas.
Completou o 4o Ano de Piano do Conservatório, entrou para o 1o ano de Biologia na Universidade dos Açores, tirou o curso de programação Cobol 74 e formou-se em Gestão Hoteleira na Universidade Internacional de Lisboa, em 1987. Posteriormente fez o primeiro ano do Curso de Arquitectura de Design da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, interrompendo no segundo ano para fundar a Associação Experimenta, em 1998.
Foi distinguida em 2004 pela Câmara Municipal de Torres Vedras com a Medalha de Mérito Cultural e em Março de 2005 pelo Governo Francês com o Grau de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras.
www.experimentadesign.pt www.dffwac.org www.gutamg.pt (wip)
Perfil profissional LinkedIn http://lnkd.in/bEj6zyA