Gastronomia

Gastronomia

Oeiras Capital Europeia da Cultura Gastronómica

A gastronomia, com todas as vertentes que a integram, é hoje uma área com grande impacto económico, social e ambiental, com repercussões diretas na área do turismo, hotelaria, restauração, comércio, logística, agricultura e pesca. Estudos diversos mostram que poderá representar no seu todo algo como 25% do PIB português, o mesmo a nível da União Europeia.

A nível cultural, a gastronomia é fator essencial na identidade das comunidades, podendo não só ajudar na preservação das tradições, mas também, na componente mais contemporânea, refletir uma imagem de dinamismo e vitalidade da sua evolução.

Em localidades marcadas pela diversidade cultural e o cosmopolitismo – como é o caso do concelho de Oeiras e de muitas outras localidades da Europa – a gastronomia é uma das melhores formas de tirar partido dessa mesma diversidade, ao mesmo tempo que contribui para a integração das diferentes comunidades.

A estratégia “Farm to Fork” adotada pela União Europeia vem demonstrar o importante papel que a gastronomia desempenha nos 27 estados membros, salientando os benefícios que possibilita às suas populações, nomeadamente nos aspetos ligados à saúde e ambiente, ao mundo agrícola, à hotelaria e restauração ou ao comércio.

Ao apostar na produção de proximidade, nos produtos sazonais, nas práticas amigas do ambiente, a estratégia “Farm to Fork” mostra o caminho a seguir na Europa, uma zona do mundo com tradições gastronómicas milenares, que importa preservar e desenvolver, constituindo uma verdadeira “marca” do continente.

No âmbito dessa estratégia, a Comunidade Europeia de Cultura Gastronómica apresentou uma proposta de enquadramento baseada em quatro “s”, em que a gastronomia se deve apresentar como Saudável, Sustentável, Solidária e Saborosa.

A crise provocada pela pandemia veio acentuar a atualidade desse enquadramento, sendo um momento especialmente adequado para promover as mudanças necessárias nos numerosos sectores influenciados pela gastronomia.

Ao acolher a sede da Comunidade Europeia da Cultura Gastronómica, Oeiras que dar um contributo efetivo para a concretização destes objetivos, quer a nível nacional quer a nível europeu, contando já com o apoio das Academias de Gastronomia de Portugal, Espanha e Polónia.

Entre esses objetivos, encontra-se também o da fixação em Oeiras de um Observatório Português de Gastronomia, que poderá vir a alargar o seu âmbito para o espaço europeu, de forma a reunir competências dos diversos agentes do sector (produtores, profissionais de restauração e hotelaria, comerciantes, jornalistas e críticos de gastronomia, entre outros) e a acompanhar e promover a sua evolução.

Já resultado dessa aposta na gastronomia, Oeiras foi designada pela Comunidade Europeia de Cultura Gastronómica como Capital Europeia de Cultura Gastronómica para o biénio 2020/2021, sucedendo à cidade polaca de Cracóvia.

Já no contexto do programa de atividades de Oeiras Capital Europeia de Cultura Gastronómica 20/21, Oeiras acolheu nos dias 10, 11 e 12 novembro de 2020, a 16ª edição do Congresso Nacional dos Cozinheiros, evento organizado pelas Edições do Gosto que é uma verdadeira referência para os profissionais do sector, merecendo também a atenção de todos os interessados em gastronomia.

No primeiro trimestre de 2021 será realizado um congresso on-line, que terá como tema “Do Campo e do Mar para a Mesa – From Farm and Sea to Fork”, com a participação de chefes de cozinha, produtores, comerciantes, especialistas em logística, cientistas, jornalistas e críticos do sector. Vão estar em destaque aspetos ligados ao circuito dos alimentos e da sua sustentabilidade, bem como os novos desafios provocados pela pandemia.

Ao longo de 2021, muitas outras atividades vão ser programadas, incidindo principalmente sobre a caracterização histórica da gastronomia em Portugal e na Europa, as suas atuais componentes ambientais, sustentáveis e solidárias e os desafios pós-pandemia, sem esquecer a divulgação da gastronomia portuguesa e, em particular, do concelho de Oeiras.