Ana Filipa Catarino
Depois de 2 experiências profissionais na cidade de Vila Real, onde nasceu, entrou em 1990 na Câmara Municipal de Oeiras como Secretária do Vice-Presidente na altura em funções.
Participou, mais tarde, na criação da Divisão de Administração Direta (DAD) a convite do Chefe de Divisão e em 2000 desempenhou funções de secretária do Diretor de Infraestruturas Municipais (DIM). Acumulou até aqui diversas experiências na organização de agendas, organização de expediente, atendimento e relacionamento com os munícipes. Conheceu a organização da Câmara Municipal de Oeiras em diversas vertentes e Departamentos.
Dando suporte a várias chefias, adquiriu experiência de relacionamento e trabalho em equipa, o que a levou, em 2002, na expectativa de conhecer outros ambientes, outras realidades e outra organização, a abraçar um novo projeto, desta vez na Câmara Municipal de Lisboa, como secretária do Vice-Presidente à época. Foi uma experiência profundamente enriquecedora, a todos os níveis, mas principalmente porque pôde contactar com outras entidades, outras pessoas e fazer novos relacionamentos profissionais.
No ano seguinte acompanhou a chefia, na sua mudança para o Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, onde teve oportunidade de enriquecer e desenvolver a sua experiência na área do Secretariado, agora com uma nova abrangência.
Regressou em 2004 à Câmara Municipal de Lisboa, como Secretária pessoal do Presidente da Câmara e em 2005 assumiu um trabalho de maior responsabilidade como Coordenadora do Gabinete da Vereadora do Pelouro do Urbanismo e Reabilitação Urbana onde teve a oportunidade de chefiar algumas pessoas do gabinete, ter a cargo toda a organização do Gabinete, preparação de receções a Chefes de Estado e organização de eventos, entre outras.
Os anos de 2002 a 2007, que passou entre a Câmara Municipal de Lisboa e no Ministério das Obras Públicas, Transportes e Habitação, foram anos muito enriquecedores, onde aprendeu muito, desenvolveu novas capacidades de comunicação e organização, e foi dada a oportunidade de relacionamento com entidades muito diversificadas. Por serem locais muito movimentados e com muitas tarefas a acontecer ao mesmo tempo, o trabalho deu-lhe enorme capacidade de organização, resolução de problemas até ao último minuto, grande poder de encaixe e capacidade de resiliência às adversidades com as quais se deparou no dia a dia.
Finalmente em 2007, regressou à Câmara Municipal de Oeiras. Passou pela Divisão de Contratação Pública onde teve contacto com a Plataforma Eletrónica de contratação pública, assim como vários procedimentos ligados a concursos. Mais tarde, em 2014, foi para o Gabinete de Apoio às Freguesias, ficando ligada a todos os temas relacionados com os Espaços Verdes.
Ao longo de todo o percurso profissional realizou diversas formações, com o objetivo de um melhor desempenho do trabalho e, chegada a essa fase de vida, entendeu que deveria agora dar um maior conhecimento e capacitação, e por isso, paralelamente ao trabalho e à família, licenciou-se em Gestão do Ambiente e do Território.
Desde outubro de 2019, é Secretária do Diretor Municipal de Educação, Desenvolvimento Social e Cultura, onde espera continuar a dar o seu melhor e a colocar disponível toda a experiência e conhecimento que acumulou até agora.
Paralelamente ao trabalho, tem como grande projeto de vida a Família. O seu maior objetivo, é continuar a viajar pelo mundo e experienciar e aprender com novas culturas. Os seus hobbies passam pela leitura, cinema e bricolage.