Philippe Starck_Bio

Philippe Starck

"Político, ético, subversivo, ecológico, humoroso: é assim que vejo o meu dever de criador.” Philippe Starck.


Apesar de mais de 10.000 criações - concluídas ou em construção - a sua fama global e a sua incansável criatividade multifacetada, não o deixam esquecer o essencial. Philippe Starck tem uma missão e uma visão: a criação, qualquer que seja sua forma, deve tornar a vida melhor para o maior número possível de pessoas. Starck acredita que este dever altamente poético, político, rebelde, benevolente, pragmático e subversivo deve ser suportado por todos e ele retoma-o com o humor que acompanhou a sua abordagem desde os primeiros dias: “Ninguém é forçado a ser um génio, mas todos tem que participar.”
Este cidadão do mundo, que considera seu dever compartilhar a sua visão ética e subversiva de um planeta mais justo, cria lugares e objetos não convencionais cujo propósito é ser “bom” antes de ser belo.
A sua compreensão profunda das mutações contemporâneas, o seu entusiasmo por imaginar novos estilos de vida, a sua determinação de mudar o mundo, a sua devoção ao decrescimento positivo, o seu amor pelas ideias, o seu desejo de defender a inteligência da utilidade - e a utilidade da inteligência - têm acompanhado as suas criações icónicas... Desde produtos do dia a dia, como móveis e espremedores de cítricos, a revolucionários mega-iates, hotéis e restaurantes que aspiram a ser lugares maravilhosos, estimulantes e intensamente vibrantes, Starck nunca pára de ultrapassar os limites e requisitos do design contemporâneo.
De moinhos de vento individuais ao termostato inteligente, bicicletas elétricas ou casas pré-fabricadas de madeira inovadoras e ecológicas - logo a seguir a barcos solares e módulos habitacionais de turismo espacial, os seus milagres tecnológicos são vetores de ecologia democrática, focada na ação e no respeito pelos futuro dos humanos e da natureza.
Prevendo os fenómenos de convergência e desmaterialização, Philippe Starck sempre idealizou objetos que exigem o máximo do mínimo. As soluções fornecidas por seus sonhos são tão vitais, tão essenciais que ele foi o primeiro francês a ser convidado a falar nas lendárias conferências TED.
Inventor, criador, arquiteto, designer, diretor artístico, Philippe Starck é tudo isso, mas acima de tudo é um homem de honestidade, na mais pura tradição dos artistas renascentistas.

​​​​​​​