Arnaldo António Pereira
Nasceu em 1946, em Freixo de Espada-à-Cinta e licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Foi professor do ensino preparatório e secundário entre 1969 e 1976, e assistente do Departamento de História da Faculdade de Letras de Lisboa de 1976 a 1989. Durante esse período, além da actividade docente, foi membro de diversos órgãos de gestão e participou nos processos de restruturação da Faculdade e da carreira docente universitária, bem como na organização do Sindicato de Professores da Zona da Grande Lisboa.
Esteve ligado a projectos de investigação nas áreas de História Moderna e Regional desenvolvidos pelo Centro de História do Instituto Nacional de Investigação Científica, tendo publicado vários artigos e estudos neste domínio. Nesse quadro e ainda no âmbito do Centro de Apoio de Faro da Faculdade de Letras de Lisboa, promoveu protocolos de colaboração com várias autarquias locais.
Em 1983 iniciou a sua colaboração com a Associação Portuguesa de Municípios do Distrito de Setúbal, orientando e promovendo programas culturais, nomeadamente no âmbito da dinamização da leitura pública. Neste contexto desenvolveu projectos de inventariação e divulgação do património, assim como a criação - ou reorganização - de bibliotecas e arquivos municipais.
A partir de 1987 passou a coordenar os serviços culturais da Câmara Municipal do Seixal, passando a dirigir o Departamento da Cultura, Desporto e Educação, cuja estrutura funcional ajudou a criar. No desempenho destas funções, coordenou e acompanhou um conjunto diversificado de programas, acções e iniciativas que representaram um contributo importante para a afirmação da identidade e a animação da vida cultural do Município.
Em 1993 foi eleito nas listas da CDU para a Câmara Municipal de Oeiras, tendo-lhe sido atribuída a gestão dos pelouros do Desporto e dos Centros Históricos, bem como responsabilidades no acompanhamento de projectos sobre a orla ribeirinha e a Fábrica da Pólvora de Barcarena. Representou também a Câmara Municipal de Oeiras na Direcção da Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e no Conselho Geral da Universidade Atlântica.