Oeiras candidata a Capital Europeia da Cultura 2027

​Realizou-se no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, um debate que visou a preparação da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027.
24 jan 2020 - 00:00:00
oeiras cec

Realizou-se no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, um debate que visou a preparação da candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027.

O Diretor Municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura de Oeiras, Jorge Barreto Xavier, será comissário desta candidatura.Numa Conferência Preparatória, que juntou vários especialistas na área da Cultura, foram debatidos modelos organizacionais e atividades culturais de edições anteriores, características de desenvolvimento territorial do concelho de Oeiras e linhas orientadoras da Comissão Europeia para a candidatura. Entre os oradores, destacou-se a presença de Robert Palmer, diretor de duas capitais europeias da Cultura (Glasgow, 1990 e Bruxelas, 2000), a qual Barreto Xavier considerou “inspiradora”.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, presidiu ao encerramento do encontro e mostrou-se “entusiasmado”. “Nunca me passou pela cabeça que Oeiras fosse candidata a Capital Europeia da Cultura, mas a verdade é que temos tudo para uma candidatura muito forte e é muito importante Oeiras ganhar esta candidatura. Eu vou dar todo o gás à equipa, sendo que vamos ganhar sempre, seja qual for o resultado, porque vamos trabalhar muito", afirmou.

Na ocasião, Isaltino Morais sublinhou o trabalho que a Autarquia desenvolve na preservação do património cultural, nomeadamente na recuperação da Estação Agronómica Nacional, na qual prevê um investimento de cerca de 8 milhões de euros, e no Convento da Cartuxa.

Para este último, o autarca prevê que até ao final deste trimestre haja acordo com o Governo para a sua aquisição para que a Autarquia possa investir cerca de 4 milhões de euros.

Será a quarta vez que Portugal recebe o evento, depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012).Os concursos para a atribuição são lançados seis anos antes, pelo que, no caso de Portugal, o processo de escolha só se iniciará em 2021.

oeiras cec