Masterclasses de Poesia - Os Poemas Ouvem-se Não Se Explicam
Em maio retomaremos o 4º Ciclo de Masterclasses dedicado ao poeta Alexandre O’ Neill que irá realizar-se até julho. Este Ciclo, cujo início estava previsto em 2020 e que não se concretizou devido à situação pandémica em que vivemos, foi reprogramado para o primeiro semestre de 2021.
O mote geral deste Ciclo mantém-se o mesmo: os poemas ouvem-se não se explicam. Serão 9 sessões de maio a julho que pretendem refletir sobre este poeta surrealista do século XX, embora só no início do seu percurso, porque teve muitos outros rostos. Poeta, homem da palavra, provocador, desconstrucionista, antissistema, anti instituição, anti cânone e que dizia coisas como as palavras são animais doentes. Que escreveu poemas para serem ouvidos, para questionarem e incomodarem.
Este já é o 4o Ciclo que fazemos e a abordagem é sempre a partir de uma interrogação.
Não se pretende nenhum registo académico ou especialista, mas desconstruir a obra pela pessoa, pelo poeta. Colocá-lo em diálogo com o público.
As sessões serão realizadas no Auditório do Templo da Poesia em registo presencial e serão emitidas online a partir da página de Facebook do Município de Oeiras.
Esta sessão, "O'Neill foi subversivo?" tem como convidado Pedro Mexia e conta com a moderação de Nicolau Santos. No Templo da Poesia e com transmissão em direto online, dia 20 de maio pelas 21h30.
Próximas Sessões:
"O'Neill foi um poeta falhado?" por Nuno Moura
27 de maio 2021 | 21h30
"O'Neill foi irónico?" por Clara Ferreira Alves
3 de junho 2021 | 21h30
"O'Neill terá morado nos olhos de um gato?" por Tiago Bettencourt
17 de junho 2021 | 21h30
Local:
Templo da Poesia
Entrada livre | Transmissão Online no Facebook do Município de Oeiras.
(Máximo 34 pessoas, sujeito a levantamento de senhas)
OEIRAS 27, Damos Forma ao Futuro