Apresentação dos projetos do Eixo 2 da Candidatura OEIRAS 27
Com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais e do Comissário da Candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura, Jorge Barreto Xavier, apresentamos a estratégia que quer tornar Oeiras em Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa.
Neste contexto estão a ser desenvolvidos vários projetos que, tendo uma forte presença na programação prevista para 2027, são lançados já em 2021: Prémio de Poesia de Oeiras, Mostra de Artes da Palavra, Bienal Internacional de Poesia de Oeiras, poesia.fm – Rádio Online, Culto, Palavras27, pois Oeiras 27 não é só uma candidatura, é uma estratégia de desenvolvimento.
São referências desta estratégia os seguintes projetos, que apresentaremos com maior destaque na sexta-feira:
O Prémio de Poesia de Oeiras tem a sua primeira edição em 2021. O júri, que analisou mais de 700 obras a concurso, distribuídos pro duas modalidades: Consagração (cerca de 100 obras), Revelação (cerca de 600 obras). A obra "Retratos com Erro", do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz, venceu o prémio Consagração, no valor 20 mil euros. O prémio Revelação foi atribuído à obra "A Fagulha", de Pedro Teias, pseudónimo do autor português Pedro Nuno Patada, no valor de 5.000 euros.
A Mostra de Artes da Palavra (MAP) apresenta uma grande diversidade de eventos que ocorrem em várias localidades, permitindo a criação de percursos que cobrem todo o concelho de Oeiras. O MAP é um festival pluridisciplinar e transversal que explora a Palavra e a sua relação com outras disciplinas como tema central e força motriz de todo o evento. A Poesia estará presente sob todas as formas: da música às artes plásticas, das conferências aos workshops, dos debates às conversas, da culinária à cidadania, da escola ao espaço público e mediático. O MAP é uma forma de redefinir fronteiras e territórios, revisitar o real e reinventar o nosso imaginário poético. Com iniciativas iniciadas em março de 2021, o MAP acontece no concelho de Oeiras e culminará num período mais intenso entre 9 e 13 de junho de 2021.
A primeira edição da Bienal Internacional de Poesia de Oeiras será realizada entre os dias 16 e 21 de novembro. Em 2021 será discutido o tema “Poder e Democracia”, no passado, no presente e no futuro e em todas as suas declinações e leituras. Da videopoesia à ecopoesia, passando pela poesia digital, instalações, espetáculos, media arts, leituras e conversas, o Parque dos Poetas e o Templo da Poesia homenageiam a arte que lhes deu nome e os seus criadores, num evento único em Portugal.
A poesia.fm é uma rádio online exclusivamente dedicada à poesia. Será lançada em 2021 sob o mote «Provavelmente a primeira rádio de poesia da Europa». A partir de Oeiras, a poesia.fm ambiciona ser: Uma casa aberta ao mundo, um eco de tantas vozes, uma janela para a divulgação internacional de Oeiras como capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa. Um espólio sonoro disponível para múltiplos públicos, representando ainda um valioso recurso para professores, educadores e investigadores. Uma referência no panorama radiofónico de Língua Portuguesa, mas também global.
O Culto é um projeto audiovisual – em nove episódios - que cruza poetas e poemas com leitores, bailarinos e músicos. Tendo por palco o Templo da Poesia e o Parque dos Poetas, o Culto é um excelente exemplo do investimento que queremos fazer nos próximos anos na produção de conteúdos audiovisuais e multimédia de grande qualidade tendo por base a poesia.
Todos estes projetos e muitos outros podem ser conhecidos com maior profundidade através do site Palavras27 que irá funcionar com uma âncora na presença online do Eixo 2 (Oeiras. Capital da Poesia e das Culturas de Língua Portuguesa) de OEIRAS 27 (Candidatura de Oeiras Capital Europeia da Cultura em 2027).
A apresentação irá decorrer no Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, pelas 18h00 e podes acompanhar em direto através do Facebook de OEIRAS 27
OEIRAS 27, Damos Forma ao Futuro